Chá verde: 8 motivos para você tomá-lo todos os dias

Por que tomar chá verde?

Conhecido no Japão como sen-chá, esse é um daqueles alimentos que precisa estar no cardápio de todo mundo que se preocupa com a saúde. É que ele atua na prevenção de diversos males que colocam o corpo em risco: doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, osteoporose e até câncer. Mas, para tirar proveito de tudo isso, é preciso ingeri-lo diariamente. "O ideal é tomar cerca de 3 xícaras de 200 ml ao dia", recomenda a nutricionista Márcia Nishiyama, professora da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), no Paraná.

 

Melhorar a memória

"Esse alimento é rico em catequinas, que têm ação antioxidante e melhoram a comunicação entre os neurônios, além de evitar que eles envelheçam", explica a nutróloga Valéria Goulart, coordenadora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Recentemente, um time de especialistas da Universidade de Basel, na Suíça, constatou que a Camellia sinensis (planta que dá origem ao chá verde) melhoraria a saúde cognitiva, especialmente no que se refere à capacidade de gravar informações. Após ingerir um líquido contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde, os participantes da pesquisa obtiveram notas melhores em um teste de memória. Mas, segundo Márcia Nishiyama, a quantidade do alimento usada no trabalho suíço parece exagerada. "Isso daria, mais ou menos, 15 sachês por dia", calcula. Sabe-se que abusar da bebida pode fazer mal a órgãos como fígado e rins. Fique com 3 sachês diários.

Aumentar a concentração

Por conter cafeína, o chá verde faz com que a pessoa fique mais atenta e alerta. Segundo um estudo holandês, publicado no renomado periódico American Journal of Clinical Nutrition, tomar chá pode conferir mais concentração. Os participantes que ingeriram de 2 a 3 xícaras da bebida num período de 90 minutos se sentiram mais focados em testes realizados no levantamento. E isso vale também para o chá verde.

Ter ossos saudáveis

Graças às altas doses de polifenóis - antioxidantes benéficos à saúde -, o chá verde deixa a estrutura óssea firme e forte, afastando males como artrite e osteoporose. Pelo menos foi o que demonstraram dois estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition. Em um deles, o consumo desse chá foi associado a um risco 50% menor de homens e mulheres sofrerem fraturas no quadril após os 50 anos de idade. No outro, 150 voluntárias que já haviam passado pela menopausa tomaram entre 4 e 6 xícaras diárias da bebida. Com isso, os cientistas notaram, entre outras coisas, uma melhora na formação óssea e uma redução dos processos inflamatórios que podem danificar o esqueleto.

Perder peso

O chá verde, se associado a hábitos saudáveis e exercícios físicos, ajuda na perda de peso, pois tem ação termogênica. E novas pesquisas vêm endossar a ação emagrecedora da bebida. Uma investigação da Universidade Maastricht, na Holanda, concluiu que as catequinas e a cafeína presentes no chá aceleram a queima calórica, ajudando, assim, na redução de peso. Em outro estudo - esse das universidades de Surray e Glasgow, ambas no Reino Unido -, indivíduos que incluíram o chá verde na dieta perderam quase dois quilos em 12 semanas.

Reduzir o risco de câncer

As responsáveis por esse benefício são elas de novo: as substâncias antioxidantes, que protegem as células contra os danos dos radicais livres, moléculas que prejudicam o equilíbrio celular e abrem portas para males como câncer e Alzheimer.

Diversos artigos científicos já demonstraram que o chá verde é excelente em termos de ação anticâncer. De acordo com a nutróloga da Abran, as catequinas merecem destaque. "É que elas atingem a célula maligna em desenvolvimento", pontua. Estudos apontam que a bebida afastaria tumores no trato gastrointestinal, nos pulmões, nas mamas e inclusive na pele.

Proteger o coração

Outro talento do chá verde é blindar o peito. Dessa vez, o mérito é dos flavonoides, que também têm ação antioxidante e agem em defesa das células. Além de aumentar a produção de óxido nítrico - substância importante para a redução da pressão arterial -, eles resguardam a parede interna dos vasos de lesões, afastando uma série de encrencas. "Estudos mostram ainda que os flavonoides do chá verde contribuem para a redução do colesterol", lembra o fisiopatologista Antonio Sanjuliani, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Prevenir derrame

Uma pesquisa do Centro Cerebral e Cardiovascular Nacional do Japão concluiu que o hábito de beber chá verde e café diminui a probabilidade de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os cientistas acompanharam, por 13 anos, cerca de 83 mil japoneses com idades entre 45 e 74 anos. Os resultados apontaram que aqueles que tomavam pelo menos 4 xícaras por dia apresentavam um risco até 30% menor de passar por um AVC. Os autores do estudo acreditam que isso se deve - mais uma vez - à ação anti-inflamatória e antioxidante das catequinas.

Para Antonio Sanjuliani, a maior liberação de óxido nítrico graças aos flavonoides do chá verde e a consequente redução da pressão arterial seriam a origem do benefício. "A hipertensão é a principal causa de derrame", afirma.

Melhorar o humor

Quando você não estiver nos seus melhores dias, tome chá verde. É que a bebida possui um aminoácido chamado L-theanina, que age no cérebro liberando neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar. "Ela eleva a liberação de serotonina, ligada ao prazer", diz Valéria Goulart.

Fonte MdeMulher

 

Reghini Supermercado

Empresa Reghini SM

Fundado no dia 5 de abril de 2004 o Reghini Supermercado é um Supermercado completo.

Contamos com todas as seções, como padaria, açougue, hortifrutis e atendemos Itápolis-SP e Região

Testemonial

  • Lourdes Maria

    Sou cliente há anos e gosto muito de comprar no SM Reghini porque, além do ótimo atendimento, diversificação e qualidade dos produtos, todas as semanas tem ofertas especiais o que me proporciona economia.

  • 1
  • 2
  • 3

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  16 3262 7707
  16 3262 7707
  www.reghinisupermercado.com.br

Siga-nos na rede