Café da manhã rico em proteínas ajuda emagrecer e previne o diabetes

 Os pesquisadores da Universidade de Missouri (EUA) compararam os benefícios de ingerir um café da manhã com uma quantidade considerada normal de proteínas (cerca de 13 gramas), e um rico em proteínas (35 gramas) em adolescentes e jovens com sobrepeso e que normalmente não tomavam café da manhã. Os resultados mostraram que ter a primeira refeição do dia rica em proteínas promoveu o emagrecimento, através da maior sensação de saciedade e consequente ingestão de menos calorias, além de ter estabilizado os níveis glicêmicos dos que seguiram esta dieta.

 

Segundo os pesquisadores, aproximadamente 60% dos jovens e adolescentes não tomam o café da manhã cerca de quatro vezes por semana, mesmo com as recomendações dos especialistas sobre não pular esta refeição para prevenir a obesidade. Esse dado é preocupante, uma vez que é nesta fase que se formam boa parte dos hábitos que perduraram durante a idade adulta.

Além disso, já é sabido que níveis de glicose muito flutuantes ao longo do dia - comum em pessoas que não se alimentam corretamente - aumentam as chances de se desenvolver diabetes tipo 2 na juventude, o que também pode ser prevenido com um café da manhã rico em proteínas.

Mas não adianta comer qualquer tipo proteína, elas precisam ser benéficas para o organismo e combinadas com outros nutrientes para fazer efeito. Por exemplo, entre as proteínas, os pesquisadores citam leites, ovos, carnes magras e iogurte. Elas também devem ser associadas com outros grupos alimentares, como os carboidratos, que você pode encontrar nos pães integrais, por exemplo.

Como foi feito o estudo?

O time de pesquisadores dividiram os adolescentes com sobrepeso e que normalmente não tomavam café da manhã em três grupos. O primeiro comeria a refeição rica em proteínas, o segundo tomaria um café da manhã normal e o terceiro continuaria com os mesmos hábitos, ou seja, não ingerindo o café da manhã.

O café da manhã do grupo que ingeria uma quantidade normal de proteínas era composto de leite e cereais. No grupo com dieta rica em proteínas eles precisavam incluir ovos, leite e carnes magras que contivessem cerca de 35 gramas de proteína. Eles reportaram os sentimentos de fome durante o dia e tinham os seus níveis de glicose medido a cada minuto através de um dispositivo.

Resultados
O grupo de adolescentes que ingeriram o café da manhã rico em proteínas reduziram cerca de 400 calorias de sua dieta diária, o que promoveu a perda de gordura corporal. Já os outros dois grupos - que ingeriram uma dieta mais pobre nos nutrientes ou continuaram a pular a refeição - acabaram desenvolvendo mais gordura corpórea. Com isso, eles acreditam que quando as pessoas têm uma dieta mais rica em proteínas no café da manhã, elas voluntariamente comem menos durante o resto do dia, além de manterem os seus níveis de glicose mais estáveis, prevenindo doenças como o diabetes tipo 2.

 

Reghini Supermercado

Empresa Reghini SM

Fundado no dia 5 de abril de 2004 o Reghini Supermercado é um Supermercado completo.

Contamos com todas as seções, como padaria, açougue, hortifrutis e atendemos Itápolis-SP e Região

Testemonial

  • Lourdes Maria

    Sou cliente há anos e gosto muito de comprar no SM Reghini porque, além do ótimo atendimento, diversificação e qualidade dos produtos, todas as semanas tem ofertas especiais o que me proporciona economia.

  • 1
  • 2
  • 3

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  16 3262 7707
  16 3262 7707
  www.reghinisupermercado.com.br

Siga-nos na rede