Segundo o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, maus hábitos alimentares estão relacionados a 40% dos casos dessa doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 576 mil brasileiros serão diagnosticados com o mal em 2014, número 11% maior que no ano anterior. "É claro que, além da dieta, existem outros gatilhos para o surgimento da doença, como hereditariedade e tabagismo. Mas aquilo que você põe na boca pode fazer toda a diferença", diz a oncologista Regina Vidal, da Oncoclínica (RJ).
Mas por que a comida é tão importante na prevenção da enfermidade? O tumor se instala quando uma célula começa a se proliferar de maneira desenfreada, por predisposição do organismo ou pela ação de questões ambientais ou ambos os fatores, incluindo a dieta. Um menu baseado em vegetais, carnes magras, castanhas e grãos integrais atua na reparação do DNA da célula, prevenindo o enfraquecimento e a morte dela. Para a nutricionista Fernanda Ramos Pires, coordenadora da área de nutrição oncológica do A. C. Camargo Cancer Center (SP), não existe um só alimento ou nutriente capaz de blindar o corpo contra a enfermidade. Por isso, é fundamental adotar um cardápio balanceado e rico em substâncias capazes de resguardar o organismo.
Frutas vermelhas e cítricas, cebola, chá verde e vinho - Eles possuem flavonoides, compostos que protegem as células dos radicais livres, que provocam doenças.
Tomate, goiaba e melancia - São ricos em licopeno, substância com ação antioxidante.
Cenoura e abóbora- Trazem betacaroteno, que é convertido pelo corpo em vitamina A - capaz de aumentar a imunidade e prevenir o envelhecimento precoce.
Couve, milho, mamão papaia, brócolis e ovo- Contêm luteína e zeaxantina, são carotenoides antioxidantes.
Alho- Possui alicina, princípio ativo com capacidade de fortalecer as defesas do corpo, contribuindo para o aumento da imunidade.
Leite de soja, tofu e carne de soja - Têm isoflavona, que atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer de mama e de colo de útero.
Alimentos integrais, frutos com casca, lentilha, aveia, farelo de trigo - Contêm fibras que aceleram o trânsito intestinal, facilitando a evacuação - isso diminui o tempo de contato do órgão com as substâncias carcinógenas presentes nas fezes.
Laranja, acerola, abacaxi, pitanga e limão - Carregam vitamina C, nutriente capaz de melhorar a imunidade e dar uma forcinha para o desenvolvimento saudável das células.
Sardinha, atum, salmão, nozes, chia, azeite, linhaça - São ricos em ômega 3, um tipo de gordura do bem com propriedades anti-inflamatórias que evitam a fabricação de células cancerígenas.
Fonte: MdeMulher